sábado, 21 de maio de 2011

Educação e Comunicação














EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
            A educação antigamente era mais valorizada, pois o professor era a única ou uma das únicas formas de transmitir conhecimento aos outros, juntamente com os livros, após com o surgimento do rádio, TV, internet, celulares, iphone, etc. houve um enorme avanço nas relações sociais, e nas comunicações, porque a rapidez com que sabe-se notícias, com que se faz lançamentos de modas ,bordões, músicas e vídeos pela internet. É incrível.
Os meios de comunicação são temas atuais e polêmicos. Até hoje, é freqüente a discussão se a televisão, tomando-se uma das mídias mais populares como exemplo, massifica o espectador, interfere no seu comportamento, informa ou deforma. Sob a visão da educação.
A evolução nas tecnologias de comunicação e informação provoca profundas mudanças na maneira como os seres humanos vivem, pensam e trabalham.
Agora, para ser cidadão, é preciso aprender a navegar num mar de informações. E a escola, o lugar tradicionalmente dedicado ao ensino e à aprendizagem, à transmissão de informações, tem que vibializar a comunicação.
Algumas das profissões mais bem pagas atualmente são ligadas à comunicação. Informação hoje em dia é tudo. Temos que aprender não só a comunicar, como a ler criticamente as informações que obtemos.
Não há maneira mais simples e prática de fazer isso do que criando produtos de comunicação. Ao produzir um jornal com os alunos, um blog, uma história em quadrinhos, um vídeo, um programa de rádio que funcione na escola, aprendemos a nos comunicar.
A educação pela comunicação é um ótimo jeito de formar cidadãos para uma sociedade em que a informação e o conhecimento valem cada vez mais.

Educar para a comunicação é orientar para análises mais coerentes, complexas – completas, o que, ao mesmo tempo, ajuda a expressar relações mais ricas de sentido entre as pessoas, os grupos e a sociedade como um todo. É uma educação para novas relações simbólicas e para novas expressões do ser social, não só para análises teóricas.”